As origens históricas dos aniversários de casamento remontam ao Sacro Império Romano, quando os maridos coroaram suas esposas com uma coroa de prata no vigésimo quinto aniversário e uma coroa de ouro no quinquagésimo. Mais tarde, principalmente no século XX, o comercialismo levou à adição de mais aniversários, sendo representados por um presente nomeado.
Nos reinos da Commonwealth, pode-se receber uma mensagem do monarca para os 60º, 65º e 70º aniversários de casamento, e qualquer aniversário de casamento depois disso. Isso é feito aplicando-se ao Palácio de Buckingham, no Reino Unido, ou ao escritório do Governador Geral nos outros reinos da Commonwealth.
Na Austrália, onde se pode receber uma carta de felicitações do Governador Geral no dia 50 e todos os aniversários de casamento subsequentes; o primeiro-ministro, o líder da oposição federal, os membros locais dos parlamentos estaduais e federais e os governadores estaduais também podem enviar saudações para os mesmos aniversários.
No Canadá, pode-se também receber uma mensagem do governador-geral para o 50º aniversário, e a cada quinto aniversário depois disso.
Nos Estados Unidos, um casal pode receber uma saudação do presidente para qualquer aniversário de casamento ou após o dia 50.
Os católicos romanos podem solicitar uma bênção papal através de sua diocese local para aniversários de casamento de natureza especial (25, 50, 60, etc.).
Confira abaixo o tempo de casamento preciso e o nome das bodas comemorativas
- 1 ano: bodas de papel
- 5 anos: bodas de madeira ou ferro
- 10 anos: bodas de estanho
- 15 anos: bodas de cristal
- 20 anos: bodas de platina
- 25 anos: bodas de prata
- 30 anos: bodas de pérola
- 35 anos: bodas de coral
- 40 anos: bodas de rubi ou esmeralda
- 45 anos: bodas de platina
- 50 anos: bodas de ouro
- 60 anos: bodas de diamante
- 70 anos: bodas de vinho.
A comemoração de aniversário de casamento de cada um dos anos tem o nome de suas bodas, mas essas destacadas acima são as principais, mais conhecidas e consequentemente mais comemoradas.