Casamento vegano
Hoje em dia, é comum encontrarmos várias pessoas que, por diferentes razões, escolheram levar um estilo diferente da maioria da sociedade. Seja por simples gosto ou mesmo por questões morais, já que alegam que os animais sofrem muito com a indústria da pecuária, esses indivíduos optaram por ser veganos.
Basicamente, os veganos são aquelas pessoas que, em nenhuma situação, consomem alimentos ou substâncias que são derivados dos animais. É importante frisar que esse estilo de vida é diferente dos vegetarianos, os quais embora não comam carnes de animais, consomem outros produtos derivados destes, como os laticínios, ovos, dentre outros.
Com o tempo, o veganismo vai se tornando um estilo de vida que participa de todas as etapas da pessoa, e esta tenta levar isso para todos os seus âmbitos sociais. E é por isso que, como os casamento deve ter a cara dos noivos, mostrando a personalidade do casal para os seus convidados, o casamento vegano se tornou uma prática bastante comum atualmente.
Como fazer um casamento vegano?
Embora tenha que refletir os valores do casal em um dos momentos mais importantes de sua vida, algumas pessoas optam, também, pelo casamento semi-vegano. Isto significa que esses eventos, apesar de possuírem um cardápio majoritariamente baseado em vegetais e plantas, possuem também algumas opções provenientes dos animais, tendo em vista agradarem todos os convidados ali presentes.
Diante disso, nesse artigo pontuaremos para você alguns aspectos importantes e algumas ideias para a construção de um casamento vegano, sem comprometer a qualidade do evento.
Escolha do local:
Nada te impede de fazer a comemoração em um salão de festas usual, como todas as festas de casamento. Contudo, um lugar ao ar livre, como um jardim orgânico, poderia combinar perfeitamente para a sua festa, já que transmitiria a conexão do casal com a natureza.
Procure o buffet com antecedência:
Apesar de ser um estilo de vida que vem ganhando cada vez mais adeptos com o passar do tempo, o veganismo ainda não é uma unanimidade em nossa sociedade, que tende a consumir dezenas de alimentos derivados dos animais no dia a dia. Dessa forma, é importante que o casal, ou mesmo a comissão organizadora do evento, faça a procura de um buffet confiável bem antes do evento.
É importante encontrar uma empresa especializada em comida vegana, de forma que estes não irão desapontar e ficar surpresos com o serviço diferente. Se possível, vá em várias companhias especializadas nesse ramo e faça uma degustação em todas, a fim de encontrar a melhor opção para o seu evento.
Variedade do cardápio:
Em casos de eventos totalmente veganos, é bem possível que uma grande parcela dos convidados não estarão familiarizados com aquele tipo de comida. Dessa forma, é importante organizar um cardápio com grande variedade, de modo a instigar as pessoas para experimentarem o maior número possível de novos pratos, tornando o veganismo, que antes poderia ser um problema, em um atrativo a mais para o seu evento.
Decoração:
A fim de realizar um casamento totalmente vegano, nem só o cardápio é importante. Desse modo, os noivos e a comissão organizadora também devem se atentar para a decoração do evento. Em um casamento vegano, deve se priorizar os itens orgânicos, como flores de cultivadores locais e não de grandes companhias.
Além disso, a natureza é um dos itens mais importantes nessa festa. Então, uma boa ideia é atrelar a sua decoração a elementos naturais, que remetam a uma vida fora das grandes companhias de exploração dos animais.
Bebidas:
Nem todas as bebidas alcoólicas são veganas, e muitas são feitas provenientes das grandes industrias ou da exploração dos animais. Dessa forma, certifique-se de que as bebidas servidas naquele evento sejam cem por centro confiáveis e veganas.
Além disso, não sirva refrigerante, pois estes são altamente industrializados! Ao invés disso, priorize os sucos naturais, preferencialmente provenientes de frutas orgânicas de cultivadores locais.