Casamento no campo – O casamento é uma das celebrações que mais resistem aos anseios iconoclastas do mundo contemporânea, preservando boa parte de suas tradições e rituais, como a decoração com flores, o buquê, vestido da noiva, alianças e muito mais.
Ainda assim existem mudanças e tendências que alteram em alguma medida o tradicionalismo padrão das cerimônias de casamento. Uma das mais comuns hoje em dia é a de celebrar o matrimônio em um local descoberto, a céu aberto, um casamento no campo!
Para ajudar a se planejar para essa ocasião tão especial, confira algumas dicas para organizar um casamento no campo!
– Tenha os custos extras em mente
Só porque uma área ao ar livre como uma praia, parque de campismo ou parque é aberto ao público não significa que é gratuito para uso como local de casamento. Para ficar dentro do orçamento, tenha em mente algumas questões
-A sua localização é remota? Você pode incorrer em taxas extras de entrega se o local estiver muito longe da estrada ou do estacionamento mais próximo.
-Você vai precisar de estacionamento com manobrista?
-Você deveria contratar segurança? Pode ser necessário, especialmente se você tiver uma lista grande de convidados.
– Tenha um bom plano B
Nós entendemos – a última coisa que você quer fazer enquanto planeja seu casamento é … planejar outro casamento. Mas os piores cenários acontecem e você quer ser organizado. É preciso se mover rapidamente para definir um plano de chuva, por exemplo. Não tente prever o futuro: se não houver opção interna, coloque uma tenda ou uma barraca no ambiente, apenas por precaução.
E se você acordar com um chuvisco e uma previsão desagradável no grande dia, não espere até que os convidados comecem a fazer a ligação. Quanto mais tempo você tiver para se preparar, melhor. Uma ferramenta que pode ajudar no planejamento é o aplicativo AccuWeather, fácil de usar, que fornece uma previsão minuto a minuto que mostra o que está acontecendo no seu endereço exato.
– Ofereça assentos a todos os convidados
Não há nada pior do que ficar parado, em pé, enquanto estica o pescoço para ver alguma ação. Se sua cerimônia durar mais de 10 minutos, forneça cadeiras ou bancos. Mas mesmo que sejam cinco minutos, não faça a avó e a grávida de oito meses e outras pessoas que não podem ficar em pé ficarem nessa condição. Tenha algumas cadeiras por perto para as pessoas que realmente precisam delas.
Mantenha seu ambiente livre de vento e insetos
Na hora de escolher flores para a decoração, lembre-se que as flores resistentes, como rosas, zínias e dálias resistem a rajadas de vento e chuva melhor do que flores delicadas. Para deter insetos, incorpore pesticidas naturais, como raminhos de alecrim, lavanda, hortelã e tomilho.
Se o seu casamento estiver perto da água que atrai os mosquitos, você precisará de algo mais poderoso, como tochas de citronela ou velas. Evite vasos ou peças centrais leves que possam tombar com o vento. A menos que você queira que alguém passe a noite acendendo fósforos, mantenha as velas acesas em vasos altos que bloqueiam a brisa.
Escolha um local com estrutura apropriada
Um ambiente externo com experiência em sediar casamentos é muito importante para que todos os detalhes sejam tratados com o devido esmero e atenção. Uma das melhores opções para quem mora na região metropolitana de Belo Horizonte é o Sítio Canto das Águas, que conta com uma grande estrutura, capaz de realizar eventos com muitos convidados e uma equipe experiente na produção de casamentos ao ar livre!