Anel de Noivado

Anel de Noivado

Anel de Noivado

O casamento é um dos dias mais importantes e um dos eventos mais marcantes na vida de muitas pessoas. Os noivos, os pais, padrinhos e madrinhas veem esse dia como uma verdadeira mudança na vida de muitas pessoas, fazendo com que a magia do acontecimento perdure através dos anos e das gerações.

Na maioria das vezes, esse acontecimento ocorre precedido de outro também com bastante peso: o pedido de casamento. Entre outros fatores, como a surpresa, o discurso e toda a emoção no dia do pedido, um elemento se destaca como sendo um dos mais importantes: o anel de noivado.

O anel de noivado é o objeto que simboliza toda aquela união, sendo inclusive mostrado no momento da famosa frase “Quer casar comigo?”. Desse modo, essa pequena aliança possui uma simbologia importante para todos os noivos.

A simbologia do anel de noivado

O anel de noivado funciona como um acessório que se coloca no dedo anelar, responsável por mostrar que aquele indivíduo está comprometido e irá se casar em breve. O início dessa tradição começou quando, além de querer mostrar que aquela pessoa já tem um relacionamento e uma data marcada para o seu casamento, o noivo queria mostrar para a família de sua amada que poderia sustenta-la, e por isso dava essa joia como garantia.

Essa prática, inclusive, se perdurou através das gerações, já que os anéis de noivados continuam por ser itens de alto custo, geralmente atrelados a pedras preciosas de alto valor comercial e visuais únicos, como os diamantes.

Contudo, não é só pela simbologia econômica que o anel de noivado se sustenta como sendo um item importando no pedido de casamento. Ao longo dos anos, vários pequenos significados foram atrelados a esse tipo de prática. Uma delas, e provavelmente a mais conhecida, envolve o formato circular de um anel de noivado, simbolizando que o amor – e, consequentemente, aquele relacionamento –, é um sentimento que nunca se acaba, não tem fim, como um círculo.

Em qual dedo usar o anel de noivado?

Alianças de namoro, de casamento e anéis de noivado. Por vezes, são tantos tipos diferentes de simbologias para um relacionamento que alguns podem ficar confusos Às tradições atrelados ao seu uso.

Embora seja utilizado em alguns países no dedo anelar – entre o mindinho e o dedo do meio – da mão esquerda, no Brasil temos a cultura e usar o anel de noivado na mão direita, e a troca de mãos só é feita no momento do casamento, já com a aliança.

Diferença entre anel de noivado e aliança de casamento

Para muitos, como os dois se tratam de joias nobres, o anel de noivado e a aliança de casamento são objetos comumente confundidos. Contudo, há uma grande diferença entre eles. Primeiramente, a aliança de casamento é usada no dedo anelar da mão esquerda – tópico já discutido anteriormente. Mas esta não é a única diferença entre os dois.

Culturalmente, a aliança é um objeto inteiramente circular, geralmente feito de apenas um material e, em casos de pedras preciosas, estas estarão encrustadas no próprio item. Já no caso do anel de noivado, esse formato muda um pouco, pois esta joia possui um brilhante na sua parte superior. Um brilhante é uma pedra preciosa, de tamanho considerável, que geralmente fica sustentada por um suporte feito pelo próprio anel.

Como escolher o melhor anel de noivado?

Infelizmente, não há um segredo para escolher um item que a outra pessoa irá, sem dúvidas, achar o objeto mais lindo de todo o mundo. O que pode ser dado são algumas dicas.

Em primeiro lugar, aposte em itens mais minimalistas, que além de estarem na moda,  possuem custo mais baixo e uma maior aceitação do público (nem todo mundo gosta de andar com itens grandes em seus dedos).

Em segundo lugar, se atente à qualidade daquele produto. Não vale a economia boba para esse momento tão importante e, se for preciso, espere um tempo e economize mais um pouco.

Por último, e a dica mais importante de todas, é que o anel de noivado combine com o estilo da pessoa presenteada. Se você está pedido alguém em casamento, é provável que já o conheça há algum tempo e saiba o estilo de roupas e visual que aquela pessoa possua. Desse modo, escolha um item que combine com esse estilo e possa ser usado em tempo integral.

.cata-page-title, .page-header-wrap {background-color: #e49497;}.cata-page-title, .cata-page-title .page-header-wrap {min-height: 250px; }.cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .title-subtitle *, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs *, .cata-page-title .cata-autofade-text .fading-texts-container { color:#FFFFFF !important; }